Traço nas pesquisas e sem apoio, Doria pode anunciar hoje desistência de concorrer à presidência

Ler na área do assinante

Segundo matérias publicadas pela revista Exame e pela Folha de S.Paulo, o governador de São Paulo, João Doria Jr., deve anunciar, nesta quinta-feira (31), a desistência de concorrer à presidência da República.

O anúncio segundo as fontes, será durante coletiva marcada para as 16h, e o vice-governador Rodrigo Garcia, que deixou o DEM e se filiou ao PSDB para concorrer ao governo do estado, já teria sido comunicado sobre a decisão.

A mudança brusca de planos, segundo informações do Globo News, iniciou uma grave crise entre eles. Garcia teria pedido demissão da secretaria de governo e iniciado uma mobilização entre seus aliados políticos na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP) para a abertura de um processo de impeachment contra o governador tucano.

Entre os motivos que levariam à reviravolta do ‘calça apertada’, o resultado das pesquisas, em que seu nome é citado por no máximo 1% ou 2% do eleitorado, o que o coloca como ‘traço’ segundo a margem de erro.

A revista Exame cita uma pesquisa própria, realizada em março deste ano, comparando João Doria com o ex-governador Eduardo Leite, derrotado nas prévias tucanas em novembro de 2021, mas que acaba de deixar o Palácio do Piratini, certamente com vistas à disputa eleitoral:

Na mais recente pesquisa EXAME/IDEIA, o gaúcho tem 2% das intenções de voto e o paulista 1%. 18% dos eleitores dizem que não votariam no governador paulista de "jeito nenhum", ante 11% das menções a Leite. A sondagem ouviu 1.500 pessoas entre os dias 18 e 23 de março.

Resultados que aumentaram expressivamente a pressão no PSDB para a desistência de Doria e a abertura de caminho para Eduardo Leite retomar os planos de concorrer a presidente.

Leite foi derrotado por Doria nas prévias do PSDB, no fim de 2021, mas na segunda-feira anunciou que ficará no partido.

O fato é que João Doria, eleito ‘na onda’ de Jair Bolsonaro, em 2018, sob o slogan ‘Bolsodoria’, caiu em desgraça junto à população a partir do momento em que traiu o governo federal e iniciou uma verdadeira guerra durante a pandemia, com atos ditatoriais contra a própria população.

Doria se tornou o símbolo do ‘fique em casa e a economia a gente vê depois’, ordenou o fechamento de comércios e empresas, permitiu que famílias inteiras fossem coagidas e proibidas de buscar o próprio sustento e que mulheres e idosos fossem humilhados e até algemados em praça pública.

O governador ‘calça apertada’ sabe, aliás, que mesmo na eventual disputa à reeleição ao Palácio dos Bandeirantes, tem poucas chances de vencer, tal a sua rejeição entre o eleitorado paulista.

Doria não dá adeus apenas a uma eventual cadeira de poder, mas à vida pública.

O Jornal da Cidade Online está sendo vítima da Censura.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinou a desmonetização do site.

Um ato cruel... Um "tapa na cara" da democracia.

Neste momento, onde estamos assistindo a liberdade de expressão ser devastada e conservadores sendo calados, precisamos da ajuda de todos os patriotas...

Faça a assinatura do JCO agora e tenha acesso ao conteúdo exclusivo da destemida Revista A Verdade.

Clique no link abaixo:

https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao

Lançamos também uma loja virtual com camisetasbandeiras, faixascanecas e até VINHOS.

Ajude-nos! Compre no Shopping Conservador:

https://www.shoppingconservador.com.br/

Caso queira, doe qualquer valor ao Jornal da Cidade Online pelo PIX (chave: pix@jornaldacidadeonline.com.br ou 16.434.831/0001-01).

da Redação Ler comentários e comentar